Assine nosso RSS

61% dos CEOs Brasileiros Esperam uma TI mais Estratégica

abr - 20 - 2010
Daniel Domeneghetti

Outra constatação do relatório da DOM Strategy é que as competências dos CIOs mudaram e há uma tendência de fusão com a figura do COO.

As recentes turbulências na economia tiveram um efeito determinante sobre o ânimo das empresas em relação à área de TI.

A grande mudança diz respeito à necessidade de que o departamento de tecnologia da informação assuma um papel cada vez mais estratégico nas organizações.

A constatação faz parte de um levantamento da consultoria brasileira Dom Strategy Partners, realizado com 294 CEOs e presidentes de grandes companhias instaladas no País.

O CEO da Dom, Daniel Domeneghetti, relata que 61% dos executivos consultados apontam que incorporar funções estratégicas representa uma tendência da área de tecnologia para os próximos três anos. “Mas isso aconteceu não porque a TI esteja mais sexy e, sim, por uma necessidade”, ressalta Domeneghetti, que acrescenta:

“Essa área consome orçamentos astronômicos e que precisam ser muito bem justificados para os acionistas, os quais não aceitam mais números fechados.”

Ainda de acordo com o especialista, as atribuições estratégicas incluem a capacidade da tecnologia de viabilizar os modelos de negócio da organização, sustentar os processos corporativos e fornecer informações e conhecimento qualificado para a tomada de decisões.

Novo papel do CIO

Se essa postura mais estratégica abre uma oportunidade para a TI ganhar destaque dentro das organizações, cria um desafio para o CIO: estar cada vez mais associado aos processos corporativos. “Com isso, as áreas de tecnologia e de operações tendem a ficar embaixo de um mesmo profissional”, pondera Domeneghetti, ao acreditar na fusão da figura do CIO com a do COO (Chief Operation Officer). “E as empresas só precisarão de um deles”, completa.

Original Site: CIO

Especialista em Estratégia Corporativa, Top Management Consulting e Gestão de Ativos Intangíveis.


Daltonismo das Marcas

Meio & Mensagem, Março, 2017

Como fazer mais com menos após o boom da crise?

Portal Making Of - Janeiro, 2016

Opinião: Como fazer Mais com Menos

Portal Meio & Mensagem – Janeiro, 2016 (*) Por Daniel Domeghetti Crise! ...

Como fazer Mais com Menos após o Boom da crise?

Portal Revista Infra Outsourcing & WorkPlace - Janeiro, 2016

Como fazer mais com Menos após o Boom da Crise?

Portal Capital News - janeiro, 2016